Fronteira Noroeste

Secretaria de Saúde de Cândido Godói tem Grupos Terapêuticos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.

Sendo assim, como forma de ampliar a utilização das PICS na Atenção Básica, desde julho deste ano a Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Godói iniciou o projeto do Grupo Terapêutico “Corpo e Mente” a fim de proporcionar a população mais uma alternativa de cuidado com sua saúde. Atualmente estão em atividade 15 grupos tanto na cidade, como no interior, demonstrando uma ótima adesão da comunidade a esta nova proposta.

Os grupos são coordenados pela enfermeira Laís Almeida Dall’Ago do ESF 1 juntamente com as agentes comunitárias de saúde. Os encontros são realizados 1 vez por mês onde são utilizadas as práticas da Dança Circular e Meditação Guiada, com intenção de ampliação das práticas para o próximo ano, como o Reiki e Auriculoterapia, conforme disponibilidade de agenda da enfermeira.

Tais práticas são recursos terapêuticos que fortalecem o cuidado ofertado no SUS e ampliam a percepção da população para no sentido da autonomia e do autocuidado.

Por meio de uma abordagem interdisciplinar, as PICS proporcionam uma perspectiva direcionada para um cuidado continuado, humanizado e abrangente em saúde, ampliando conhecimentos e qualificando profissionais de saúde para garantir a oferta segura e de qualidade aos usuários do SUS.