O Conselho Municipal de Defesa Civil discutiu, em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, dia 29, ocorrida na prefeitura, a possibilidade do Município de São Luiz Gonzaga decretar situação de emergência. Segundo os participantes do encontro, a cidade tem prejuízos no agronegócio e na sua infraestrutura que justificam a emissão do decreto.
Estiveram presentes o prefeito Sidney Brondani, vice-prefeito Piti Werle, e representantes das secretarias municipais de Obras, Agricultura e da Ação Social, bem como da Defesa Civil Municipal, Coopatrigo, Emater, sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais e Corpo de Bombeiros Militar. “No último dia 6 tivemos uma reunião e, naquele momento, não havia justificativa para se decretar emergência. Porém, com o excesso de chuvas a situação mudou muito. E para pior. Temos registros de grandes perdas principalmente na produção agrícola e na infraestrutura do município, como nas estradas”, destacou o prefeito Brondani.
No encontro ficou definido que Emater e demais entidades repassem dados de perdas para que a Defesa Municipal possa formatar e enviar até a tarde de sexta-feira, dia 31, o decreto de situação de emergência para ser homologado pelo governo do Estado. “Se os dados forem consistentes e comprovarem as informações que temos farei o decreto de emergência, que possibilitará a busca de recursos e outros benefícios junto ao Estado e União”, completou o prefeito.