
O município de Santo Ângelo foi contemplado com R$ 225 mil do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do Governo Federal voltada à compra direta de produtos da agricultura familiar. O recurso será utilizado para adquirir alimentos produzidos localmente, garantindo renda aos agricultores e alimentação saudável a famílias em situação de vulnerabilidade.
O programa tem como objetivo fortalecer a produção rural sustentável e assegurar segurança alimentar por meio da conexão entre quem produz e quem mais precisa.
Entidades interessadas em receber alimentos
As instituições sociais e comunitárias que desejam receber os alimentos devem se cadastrar até o dia 24 de outubro, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, das 7h às 13h.
Terão prioridade aquelas que atendem:
Famílias do CadÚnico;
Povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, mulheres negras e crianças em desnutrição.
As solicitações passarão por avaliação e aprovação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).
Produtores interessados em fornecer alimentos
Os agricultores familiares e demais produtores que desejam participar devem se cadastrar até o dia 31 de outubro, também na Secretaria de Desenvolvimento Rural, no mesmo horário.
Terão prioridade:
Agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, mulheres, jovens (18 a 29 anos) e pescadores.
É necessário apresentar DAP válida ou CAF ativo (ou NIS, no caso de povos e comunidades tradicionais).
O PAA representa um importante instrumento de valorização da agricultura familiar, geração de renda e promoção da dignidade alimentar, fortalecendo os laços entre o campo e a cidade e garantindo que o alimento produzido com trabalho e cuidado chegue à mesa de quem mais precisa.
“O PAA é mais do que um programa: é um elo entre solidariedade e desenvolvimento, que transforma o alimento em instrumento de cidadania.”
Secretaria de Desenvolvimento Rural – Santo Ângelo
Atendimento: das 7h às 13h
Prazo para entidades: até 24 de outubro
Prazo para produtores: até 31 de outubro