
As 18 Unidades de Saúde de Santa Rosa começaram a oferecer acolhimento em dois turnos a partir desta semana. A medida, implementada pela Fundação Municipal de Saúde, tem como objetivo qualificar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
O acolhimento, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, é um processo que envolve atendimento multiprofissional baseado nas necessidades de cada paciente. Antes realizado apenas no turno da manhã, das 7h30min às primeiras horas da manhã, o serviço agora será estendido, funcionando das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h.
De acordo com o secretário de Saúde, Délcio Stefan, a mudança visa evitar filas matinais e facilitar o acesso da população ao sistema. “Com isso, vamos evitar filas nas primeiras horas da manhã e fazer com que a população tenha mais possibilidades de acesso ao sistema”, destacou.
Mudanças no interior e ajustes necessários
Nas unidades localizadas no interior do município, o acolhimento será realizado das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. Às quartas-feiras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela União não terá acolhimento, sendo este redirecionado para o Posto de Saúde de Candeia.
As equipes e os serviços programados nas UBSs permanecem os mesmos, sem aumento de profissionais, garantindo a continuidade de atendimentos individuais, vacinação, curativos, visitas domiciliares e atividades em grupo.
Segundo Stefan, será necessário um período de adaptação para que ajustes sejam realizados. “É um trabalho conjunto entre gestão, equipes e população, principalmente nesta fase inicial de mudanças. É importante lembrar que há um limite de capacidade diária para cada equipe, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, que coincidem com o período de férias”, explicou.
Resultados e serviços noturnos
A Fundação Municipal de Saúde encerrou 2024 com uma média mensal de 85 mil procedimentos, incluindo 12 mil consultas médicas. Além disso, oito unidades de saúde do município continuam oferecendo atendimento no período da noite, ampliando ainda mais o acesso aos serviços.
Com essa nova organização, Santa Rosa reforça seu compromisso com a saúde pública, garantindo que a população tenha um atendimento mais acessível e eficiente.