Fronteira Noroeste

Santa Maria recebe seminário regional de agroindústrias

Debater melhorias nas políticas públicas do Rio Grande do Sul foi o tema do 2º Seminário Regional de Agroindústria Familiar, realizado em Santa Maria nesta quarta-feira (07/08). Cerca de 220 participantes, entre técnicos, autoridades e produtores rurais, reuniram-se no auditório do Instituto São José.

A programação iniciou com a palestra do médico veterinário Eduardo Rosa, que trabalha com o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), analisando os processos de cadastramento e inclusão. A seguir, um debate aberto com a também médica veterinária, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Saionara Wagner, abordando desafios da agroindústria familiar. Finalizando a manhã, Felipe Amorim e Marcelo Silva, do Sicoob, falaram sobre política de crédito.

A tarde foi dedicada a atividades em grupo. Os participantes puderam discutir dificuldades, facilidades e propostas de melhoria para o setor. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar auxiliaram a promover o debate entre produtores e especialistas, na construção de uma política pública inclusiva.

Segundo Simone Mai, gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, a iniciativa reforça a importância da agroindústria familiar para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar. “Discutir sobre agroindústria é também falar sobre alimentação de qualidade, e programas como esse são essenciais tanto para o campo quanto para a cidade”, afirma.

O seminário regional é um dos 11 eventos que acontecerão no Estado neste ano. A iniciativa, promovida pela Emater/RS-Ascar, Famurs, Sicoob, Fetag/RS, Fetraf-Sul e Via Campesina, tem como objetivo divulgar a política pública da agroindústria familiar e fomentar o diálogo sobre melhorias e inovações para o setor.

O evento contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Rural do Estado, Lindomar do Carmo Moraes, do secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto, e da diretora da Fetag/RS, Lérida Pivoto Pavanelo. Representantes de diversas prefeituras da região Central também marcaram presença.