Fronteira Noroeste

Sabão para doação é produzido por voluntários de Porto Mauá e Porto Xavier

A solidariedade tem sido demonstrada de diversas formas e inspirado ações de voluntários preocupados em apoiar as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Nos municípios de Porto Mauá e Porto Xavier, sabões foram produzidos para doação em iniciativas que contaram com o apoio da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Grupos organizados de senhoras e jovens, assessorados pela Emater/RS-Ascar, de Porto Xavier uniram forças para produzir os donativos. Cada grupo se organizou em sua comunidade e usaram o conhecimento e experiência que possuem para a produção artesanal de mais de 500 litros de sabão líquido e aproximadamente mil barras de sabão. Os materiais foram entregues ao CTG do município, que destinará o material para os atingidos.

Em Porto Mauá, foram produzidos no dia 09/05, 30 litros de sabão líquido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, partindo do conhecimento compartilhado com grupos de mulheres e escolas para que também possam produzir seus materiais para autoconsumo. O sabão se somou a outros donativos organizados pela Prefeitura Municipal, encaminhados para a capital do estado, fortemente atingida pelos alagamentos.