Um balanço da Receita Estadual, divulgado nesta segunda-feira (05), mostra que o Estado recolheu aos cofres públicos R$ 2,3 bilhões com a antecipação e o pagamento da primeira cota de parcelamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2024. O valor representa 45,9% da arrecadação projetada.
A quantidade de automóveis quitados e o valor arrecadado até janeiro estão em patamares semelhantes aos registrados no ano passado. O levantamento mostra que mais de 1,5 milhão veículos emplacados no Rio Grande do Sul quitaram o IPVA 2024 até o fim de janeiro. O número equivale a 40,7% da frota considerada tributável, que atualmente é de 3,8 milhões de automóveis.
Na comparativo com 2023, o balanço revela um crescimento na adesão ao parcelamento do tributo, que terminou em 31 de janeiro com o pagamento da primeira cota. Mais de 445 mil veículos optaram pelo fracionamento em seis vezes, um aumento de 32,8% em relação ao ano anterior.
De acordo com a Constituição Federal, depois de destinar a parte obrigatória ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o Estado repassa 50% do valor arrecadado com o IPVA para o município de emplacamento do veículo.
O IPVA 2024 pode ser quitado em fevereiro com desconto de 3% pela antecipação. Somando os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução pode chegar a 22,4%.