Fronteira Noroeste

Realizada a formatura do projeto Conexão Mulheres no Agro Coopermil

No dia 12 de dezembro, a Coopermil realizou o último encontro do projeto “Conexão Mulheres no Agro”, uma parceria entre a Cooperativa e a empresa Bayer que tem por objetivo fomentar uma rede potente e contínua de mulheres interagindo na propriedade e na cooperativa. O projeto contou com 40 mulheres que ocupam posições de destaque e representatividade.

O encontro ocorreu no Hotel Imigrantes, em Santa Rosa, e teve como pauta o tema “Gestão e Sucessão familiar” conduzido pela empresa Safras & Cifras, da cidade de Pelotas. Além de conteúdo teórico, foi um momento para discussões e reflexões sobre o tema abordado no módulo, que também contou com a participação de familiares das formandas e gerentes das unidades de atendimento Coopermil. Entre as temáticas trabalhadas ao longo do ano estiveram também: precipitação de grãos, fluxo de caixa, imposto de renda, sucessão familiar e gestão da propriedade.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Educação Social da Coopermil, Patrícia Spielmann, “Esta foi a primeira turma, mas a intenção da Coopermil é formar novas turmas a cada ano, visando sempre qualificar as mulheres para que elas possam ocupar vários espaços, tanto na gestão de suas propriedades como também na cooperativa.”

Para a associada Josefa Joana Mazurkevicz Seidler, de Tucunduva, participante do projeto Conexão Mulheres no Agro, o sentimento é de gratidão: “Gratidão pela oportunidade de participar. Despertar o nível de consciência de quanto somos capazes de fazer acontecer, reforça a importância do nosso papel de mulheres no agro como fator determinante de continuidade no progresso da vida empresarial rural agrícola juntamente com minha família. Somos capazes de sonhar nossos sonhos e realizar juntos em cooperação!”

Na oportunidade, também foi realizada a formatura oficial do grupo, na qual o presidente da Coopermil, Ernani Thober, manifestou a importância do trabalho realizado, principalmente na qualificação das mulheres como cogestoras da propriedade, adquirindo conhecimento e informação quem as auxiliem a conduzirem as propriedades em conjunto com seus esposos e familiares.