Com um olhar diferenciado em relação ao aproveitamento de alimentos produzidos nas propriedades rurais, diversas ações têm sido promovidas pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Conselho dos Clubes de Mães de Alecrim para incentivar a promoção da saúde. A alimentação saudável passou a receber atenção especial a partir de diagnóstico realizado em 2022, que apontou para a necessidade de melhorias nos hábitos alimentares.
A extensionista da Emater/RS-Ascar Leonice Maria Kreutz, que é nutricionista, destaca que a partir de relatos e visitas a comunidades rurais se observou uma “dieta pobre em nutrientes funcionais, rica em carboidratos refinados, açúcar, sódio, gordura saturada e sobretudo, monótona, fatores que em excesso podem causar, a longo prazo, inúmeros problemas à saúde”. Neste contexto, também já foi registrada a presença de doenças decorrentes deste processo.
Perante essa realidade e a partir de demandas apontadas por mulheres rurais, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar construiu estratégias para apresentar alternativas que valorizassem o consumo do alimento local e da produção própria da agricultora, no sentido da consciência ambiental e nutricional e valorização do que era produzido por elas.
O Conselho Municipal dos Clube de Mães e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais foram importantes aliados na formação de lideranças, que auxiliam com a multiplicação das informações. Oficinas, reuniões, visitas e encontros passaram a abordar o tema da alimentação saudável.
Entre as ações desenvolvidas neste ano esteve a oficina de produção de pães biofortificados. A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, e as extensionistas Leonice Maria Kreutz, do Escritório de Alecrim, Vanessa Gnoatto, do Escritório Regional de Santa Rosa, Cleidi Diel, do Escritório de Senador Salgado Filho e a agricultora Noeli Hoss compartilharam seu conhecimento na área. Participaram do encontro, realizado no dia 5 de julho, representantes de diferentes grupos organizados de mulheres do município.
Foram nove tipos de pães produzidos com o aproveitamento de alimentos facilmente encontrados em propriedades rurais locais, tais como mandioca, abóbora, beterraba, cenoura, couve folha e espinafre, que tornaram as receitas ainda mais nutritivas e convidativas. Inseridas no apelo por uma alimentação funcional e benéfica ao sistema digestivo, foram apresentadas as propostas do pão multigrãos e do pão sem farinha.
Orientações sobre o valor nutricional dos ingredientes usados foram compartilhadas durante o preparo dos pães. “Propomos a substituição de ingredientes tradicionais convencionais, prontos, por aquilo que é produzido na propriedade, de uma forma mais natural, orgânica, buscando estimular um olhar diferenciado sobre o que está disponível no dia-a-dia e a importância de se alimentar bem, tendo em vista a longevidade com qualidade de vida”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, Leonice Maria Kreutz.
Ao longo do ano diversas ações são realizadas no sentido de promover o uso dos alimentos de forma integral, aproveitando desde as cascas, talos, folhas, raízes, sementes e bagaços, assim como otimizando o aproveitamento de seus nutrientes. Também é estimulado o consumo de fibras e de água para a promoção do bem-estar físico e mental.