Dos 2.041 projetos inscritos no Prêmio LED 2025, apenas 204 foram classificados para a segunda fase, e entre eles está o Projeto Meninas Digitais Tchê Missões, desenvolvido na URI desde 2016.
O Prêmio LED é uma iniciativa da TV Globo e faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, que premia iniciativas inovadoras no setor educacional, comprometidas em promover transformações reais que aceleram novas formas de ensinar e aprender.
Os projetos são avaliados por especialistas e, posteriormente, por um júri, com base nos critérios de inovação, impacto e escalabilidade. A cerimônia de premiação acontecerá durante um programa especial na TV Globo.
O Projeto Meninas Digitais Tchê Missões já foi premiado em nível estadual e foca em combater estereótipos de gênero, incentivando a participação de meninas nas áreas de ciências exatas e tecnológicas.
Para a coordenadora do projeto, Profa. M.Sc. Cristina Paludo Santos, a classificação para a segunda fase é uma grande conquista, considerando o elevado número de projetos submetidos e o rigoroso processo de seleção.
Na nova etapa, os semifinalistas serão definidos entre 1º e 25 de novembro, passando por entrevistas e novos processos de checagem. Apenas 15 projetos seguirão para a fase final, quando serão apresentados aos jurados. Na última etapa, os seis vencedores serão anunciados em 2025, no programa Especial LED da TV Globo.