
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério Público, em continuidade ao Projeto Escola Para Pais, realizou na noite da quarta-feira, 20 de agosto, o terceiro encontro do referido programa.
Com objetivo de fortalecer a relação entre a escola e as famílias e com o tema “O Declínio das Figuras de Referência: família, escola e o uso excessivo de telas”, os pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite, foram recebidos pela direção da escola, e na sequência, acompanharam uma palestra ministrada pela psicóloga Elisangela Almeida dos Santos, da Secretaria Municipal de Educação. Essa iniciativa tem como objetivo envolver os pais no processo de aprendizagem dos seus filhos, promovendo uma parceria mais estreita entre a escola e a família. O projeto reconhece que a educação é um esforço conjunto, que exige a participação de todos, especialmente dos familiares, que desempenham um papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos estudantes.
Concomitantemente, a profissional trouxe reflexões sobre o Projeto Giruá Protege. Nesta etapa, as orientações visam preparar as famílias a observarem e identificarem possíveis vulnerabilidades de seus filhos, promovendo a prevenção de situações de abuso sexual, presentes também nas redes sociais. Desse modo, as abordagens fortalecem um espaço para troca de experiências e informações sobre proteção de crianças e jovens, tutelados pela Lei Municipal n.º 7.400/2023, intitulada “Lei Giruá Protege”.