
A sexta-feira (25) da Fenamilho Internacional 2025 promete ser marcada por uma programação diversificada, reunindo debates relevantes, apresentações culturais, experiências gastronômicas e atividades voltadas ao bem-estar, inovação e sustentabilidade.
A agenda começa às 9h30 com uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa do RS sobre os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, no Auditório Iglenho Araújo Burtet. O encontro reúne lideranças políticas, prefeitos da região missioneira e representantes do governo estadual para debater os investimentos e projetos de valorização histórica e turística das Missões.
Ao mesmo tempo, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar-Santo Ângelo) promove atividades interativas de bem-estar, educação e tecnologia em dois espaços: a Casa IFFar e o Campo Tech , com destaque para as “Trilhas de Sustentabilidade e Inovação no Campo”, a partir das 10h .
Na área gastronômica, o dia inteiro será dedicado ao Dia do Suíno na Fenamilho, promovido pela Alibem Alimentos. Já às 12h, ocorre uma degustação de vinhos da Casa Perini, junto à Etnia Italiana. À tarde, às 15h, o público poderá saborear pratos à base de milho no estande da Emater/RS | ASCAR, também no CampoTech.
A programação técnico-científica inclui o painel “Governança e estratégias para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, às 13h, com a participação do Ministro Augusto Nardes, e o Seminário 400 anos, com destaque para o painel “O Mundo Jesuítico e o Mundo Guarani”, das 16h às 17h30, com a presença de estudiosos como Bedati Aparecida Finokiet, Vherá Poty e José Roberto de Oliveira.
Outros destaques do dia são:
14h: Curso de Arranjos Florais (UFSM), e Mostra de Trabalhos Científicos (URI).
14h30: Teatro infantil Nos Caminhos do Lixo, no Palco Cultural Stok Center.
16h30: Lançamento de livros e cartilhas educativas no Pavilhão da Cultura.
18h: Premiação do Concurso Cultural Artístico-Literário da Fenamilho.
19h30: Audiência Pública em apoio ao projeto que torna Santo Ângelo a Capital Nacional do Milho, com a presença do deputado federal Ubiratan Sanderson.
Encerrando a noite, a programação cultural conta com a Banda Os Waldos (18h30) , o grupo Xixando (21h) e o show de bandas Energia Nova e Nave Som, às 22h , na Arena P8.
Com atrações para todos os públicos, a Fenamilho reforça seu papel como vitrine da cultura, tradição, agronegócio e inovação da região missioneira.