Na última terça-feira, dia 12 de novembro, foi realizado o Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS Unicruz/Uri Erechim/Unijuí. O encontro foi realizado presencialmente na URI Erechim e transmitido de forma remota às instituições associadas e a todos convidados.
O evento, que contou com a presença de egressos, mestrandos e doutorandos, além de docentes do programa, teve como objetivo consolidar o processo contínuo de acompanhamento de egressos com o intuito de aproximá-los do programa para compartilhar suas experiências profissionais e/ou acadêmicas e, também, incentivá-los a continuar sua formação.
A coordenadora geral do PPGAIS, professora Adriane Cristina Kolankiewicz, deu as boas-vindas a todos, falou da trajetória do programa, que completou 10 anos em 2024, e parabenizou todo grupo pela formação de 180 mestres.
Após, foi realizada a palestra “Inteligência Artificial na Saúde: Desafios, Oportunidades e Impactos” pelo professor doutor Cássio Luciano Baratieri, da URI Erechim, que apresentou desde a conceituação da Inteligência Artificial (IA) até as possibilidades de uso da IA na área da saúde.
Segundo o professor Cássio, “a Inteligência Artificial tem transformado de forma significativa a área da saúde ao melhorar o diagnóstico, aprimorar tratamentos e potencializar a personalização dos cuidados de saúde nas mais diversas áreas. No futuro, espera-se que a IA evolua com mais transparência e assertividade para oferecer soluções ainda mais integradas e éticas, como o uso de algoritmos que aprendam com o comportamento e a resposta dos pacientes ao tratamento, integrando um caráter multiprofissional”.
No universo acadêmico, a titulação de mestre e doutor representa um marco importante, não apenas pelo conhecimento técnico que oferece, mas pela transformação que gera nas trajetórias profissionais e acadêmicas dos seus alunos. Após a palestra, os egressos presentes puderam relatar suas experiências profissionais e acadêmicas após a conclusão do mestrado.
Para as coordenadoras do programa, professoras Adriane Kolankiewicz e Fernanda Camera, momentos como este são muito importantes, tanto para os egressos quanto para os discentes e docentes, pois promovem a aproximação com egressos e proporcionam trocas de experiências. “Reconectando com antigos colegas e professores, ampliamos redes de contato profissional e acadêmico, o que promove futuras colaborações de pesquisa e, até mesmo, a continuidade da formação”, avaliaram.