A equipe do PROCON de Santa Rosa tem observado um aumento significativo nas reclamações relacionadas ao crédito consignado. A maior parte dos consumidores que registram reclamações, informam que não solicitaram ou não autorizaram o empréstimo. Em muitos casos, o problema só é constatado quando as primeiras parcelas começam a ser descontadas do benefício previdenciário.
É importante lembrar que o INSS não realiza ligações para os aposentados e pensionistas. A comunicação é feita através do envio de carta AR ou e-mail (se houver cadastro no INSS). A diretora do PROCON de Santa Rosa, Gracieli Patias, destaca a importância de orientar as pessoas, “Descontar valores da conta do consumidor sem autorização é uma prática abusiva. O primeiro passo que deve ser adotado é formalizar uma reclamação com a instituição que concedeu o empréstimo e em seguida, entrar em contato com o PROCON”. Gracieli orienta ainda, que se a pessoa não tem interesse em empréstimos, não deve informar os dados pessoais para desconhecidos, nem divulgar os mesmos em redes sociais. Também não deve assinar documentos em branco ou fazer empréstimos em nome de terceiros.
Atualizações de dados cadastrais tais como, endereço e telefone, podem ser feitas no site do INSS, no aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135, telefone oficial do instituto, bem como, o bloqueio do benefício para empréstimo consignado. O desbloqueio pode ser feito a qualquer momento. O consumidor que estiver passando por esse problema pode procurar o PROCON, localizado na Av. Expedicionário Weber, nº 2.983, ou pelo telefone (55) 3511-5114.