A equipe que atua no PROCON de Santa Rosa alerta a população para um novo golpe que está sendo aplicado no município. Notícias falsas prometem a liberação de percentual de valores usados no cartão de crédito como forma de resgate destes valores, o conhecido “cashback”.
A Diretora do PROCON, Gracieli Patias, informa que criminosos estão usando o nome do PROCON para aplicar o golpe contra os consumidores que usam cartão de crédito e explica como funciona a armadilha, “Nesse golpe do cashback, os consumidores recebem mensagens e anúncios pela internet com imagens de apresentadores de telejornais informando que quem fez compras utilizando o cartão de crédito, pode ter direito a receber parte do valor de volta. A notícia falsa informa também, que esses valores foram escondidos pelas bandeiras dos cartões e que o PROCON estaria obrigando as operadoras a devolvê-los para os consumidores”.
Gracieli ainda ressalta, que o cashback existe de fato, e é uma prática comercial utilizada pelos fornecedores, em que parte da quantia gasta em compras é devolvida aos clientes. A devolução pode ser em forma de descontos, outros produtos ou em dinheiro, a depender da política da empresa. Já no golpe do cashback, ao clicar na notícia/anúncio falso o consumidor é induzido a preencher um formulário onde são solicitados dados pessoais e do cartão de crédito. Posteriormente, os golpistas remetem relatório, informando a suposta importância a receber e passando orientações para que o usuário do cartão pague uma taxa para liberar a quantia de cashback. Na esperança de receber o valor, o consumidor paga a taxa de liberação, que pode ter sido solicitada por PIX ou transferência bancária, e acaba sendo vítima do golpe duplamente. Primeiro, ao repassar os seus dados e os do seu cartão, que podem ser utilizados pelos golpistas para fazer compras e efetuar outras transações bancárias. Segundo, ao transferir o valor da taxa de liberação para os criminosos.
Para evitar cair em golpes, o PROCON orienta os consumidores a sempre desconfiar de promessas muito vantajosas e a não clicar em links duvidosos, vistos em redes sociais ou recebidos por mensagens de e-mails, SMS e WhatsApp, por exemplo. Mas, o que fazer ao perceber que é golpe? O consumidor deve procurar sua instituição bancária e informar o ocorrido de forma imediata. Se houve alguma transferência por PIX, o banco pode tentar recuperar esse valor, abrindo um procedimento chamado MED (Mecanismo Especial de Devolução) e, ainda, marcar a chave PIX como suspeita e até bloquear a conta do destinatário. Também é recomendado fazer um boletim de ocorrência e bloquear/cancelar os cartões para evitar que sejam usados para compras indevidas.
O PROCON disponibiliza além do atendimento presencial na Av. Expedicionário Weber, nº 2983, também o telefone (55) 3511 5114.