Fronteira Noroeste

Problema histórico com pontes no interior começa a ser resolvido com obras de substituição por estruturas de concreto em Santa Rosa

Iniciou um novo projeto da Prefeitura de Santa Rosa que promete solucionar um antigo problema das comunidades do interior: a precariedade das pontes do município. Seis estruturas antigas serão substituídas por novas galerias de concreto, mais seguras e duráveis, melhorando significativamente as condições de tráfego para moradores e produtores rurais.

As obras começam nas próximas semanas pela ponte da Linha Dr. Pedro de Toledo. Nesta primeira etapa, o investimento ultrapassa os R$ 360 mil e contempla outras cinco localidades estratégicas. A ação faz parte de um cronograma maior, que prevê a substituição gradual de todas as pontes rurais de madeira por soluções definitivas em concreto. O vice-prefeito Aldemir Ulrich que acompanhou o recebimento das galerias de concreto, reforça que o projeto está sendo executado com planejamento e responsabilidade, “Estamos trabalhando com um cronograma bem definido para atender diversas localidades do interior. Os materiais serão adquiridos gradativamente, conforme o avanço das obras, sempre respeitando os critérios técnicos e as necessidades da população rural”.

Além das melhorias nas pontes, a equipe da Secretaria de Agricultura tem realizado também as manutenções nas estradas do interior. Desde o início do ano, cerca de 350 km de patrolamento já foram executados nas estradas de chão, o que representa metade da malha rural de Santa Rosa. Outra grande ação implementada recentemente, foi a aquisição de um rompedor hidráulico pela Prefeitura. A máquina está sendo usada para retirar as chamadas “cabeças de pedra”, grandes lajes, que dificultam o trânsito e danificam os veículos que trafegam pelas estradas do interior.

As comunidades beneficiadas com as pontes de concreto nesta etapa até o fim do ano são:

• Linha Dr. Pedro de Toledo – Rio Jacutinga

• Lajeado Assombrado – Lajeado Capim

• Ponte Gaiteiro – Lajeado Tarumã / Rio Ipê

• Bela União – Rio Tigre

• Manchinha – Lajeado Manchinha

• Água Santa – Rio Tigre