O volume de restos de árvores, galhos e folhas, grande parte com muito lixo acumulado, depositado em área do Parque Centenário, dá uma ideia da destruição deixada pela microexplosão atmosférica que atingiu São Luiz Gonzaga na noite de dia 15 de junho. Com o objetivo de dar a destinação correta a tonelada de resíduos orgânicas retiradas das ruas do Município, a Administração Municipal buscou apoio da Prefeitura de Santiago.
A iniciativa foi tomada devido ao município santiaguense possuir um triturador de galhos e resíduos de árvores e plantas em funcionamento na sua comunidade. Para ver a quantidade de material a ser triturada e a estrutura de equipamentos e pessoal necessária o chefe de podas, Márcio Castro, e o coordenador da limpeza pública da Prefeitura de Santiago, Ademir Penteado, estiveram em São Luiz Gonzaga na manhã desta terça-feira, dia 16. Segundo eles, o volume de material grande e precisará de tempo para ser processado. “Vamos precisar de pelo menos dois servidores nossos aqui, mais apoio da prefeitura local, além do triturador aqui trabalhando em tempo integral”, destacou Márcio Castro.
Segundo o prefeito Sidney Brondani, o depósito dos resíduos no Parque Centenário foi necessário para permitir o trabalho de reconstrução da cidade, principalmente nos cinco bairros mais afetados pela tempestade. “Sabemos da importância do parque para a comunidade e nossa intenção é agora resolver essa questão dos restos de galhos e árvores. Tivemos a primeira fase de limpeza, avaliação dos estragos e apoio à população na reconstrução de suas casas. E neste momento vamos resolver essa questão dos resíduos colocados lá no Parque Centenário.” A previsão é de que os servidores e o triturador de Santiago cheguem e comecem a trabalhar em São Luiz Gonzaga nos próximos dias.