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Prefeitura promove dois dias de Formação Pedagógica na Rede Municipal de Ensino em Santa Rosa

Nesta semana, os professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa vivenciaram dois dias de intensas atividades voltadas à formação pedagógica. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, reafirma o compromisso da Administração com a qualificação permanente dos profissionais da educação. Durante as formações, temas essenciais e atuais estiveram em pauta, como Educação Antirracista e Cultura da Paz, Heterogeneidades no Desenvolvimento Infantil, Alfabetização baseada em evidências e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na oportunidade, a professora Clarice Tomaz abordou a aplicabilidade pedagógica da Lei 10.639/03, promovendo uma reflexão sobre a importância de uma educação antirracista, plural, inclusiva e representativa. Já a psicóloga Alexandra Gallon trabalhou a temática das heterogeneidades no desenvolvimento, destacando aspectos do neurodesenvolvimento infantil e os impactos de variáveis biológicas e culturais na aprendizagem. Além disso, os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participaram da palestra da professora Dra. Neusa da Silva, que trouxe contribuições da ciência cognitiva da leitura para o processo de alfabetização.

A Cultura da Paz também foi um dos temas abordados. A Juíza de Direito da Infância e Juventude, Dra. Bianca Savicki, palestrou sobre a relevância das práticas restaurativas e dos círculos de construção de paz. Já a Promotora de Justiça, Dra. Ana Paula Mantay, conduziu o momento de estudo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 35 anos em 2025, ressaltando sua aplicabilidade no cotidiano escolar e a importância do cumprimento da lei para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Nesta terça-feira (22), os professores foram acolhidos em suas respectivas escolas, com formações específicas, momentos de organização do segundo semestre letivo, além de reconhecimento pela dedicação e pelo trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos da Rede Municipal de Ensino.