O Prefeito de Porto Lucena e Vice-Presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON), Jair Miguel Wagner, viajou para Brasília para participar da Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), reúne mais de 300 prefeitos e 400 representantes de municípios gaúchos.
A Marcha, que ocorreu nos dias 2 e 3 de julho, tem como principal objetivo promover o avanço das medidas emergenciais e estruturantes para o reestabelecimento das localidades afetadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Durante os dois dias de evento, os gestores municipais irão se reunir com deputados e senadores para discutir a liberação de recursos extras para os municípios gaúchos.
Entre as principais demandas dos participantes da Marcha estão:
Auxílio Financeiro: Solicitação de auxílio financeiro para todos os municípios, e não apenas para aqueles que estão em estado de calamidade.
Recomposição do FPM: Garantia da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Flexibilização de Recursos: Flexibilização para o uso de saldos disponíveis nos cofres municipais.
Agenda de Discussões
A mobilização inclui também reuniões com o Executivo e lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o objetivo de discutir medidas de reestabelecimento das áreas afetadas pelas enchentes. A presença maciça de prefeitos e representantes municipais reforça a importância das demandas e busca sensibilizar o governo federal sobre a necessidade urgente de apoio.
O evento representa uma oportunidade significativa para os municípios gaúchos apresentarem suas necessidades e buscarem soluções efetivas para a reconstrução das comunidades devastadas pelas enchentes. A participação ativa de Jair Miguel Wagner demonstra o comprometimento de Porto Lucena com a melhoria e recuperação do município e região.