O município de Senador Salgador Filho, inicialmente conhecida como Linha Giruá, foi substituída por Salgado Filho, e na sua emancipação acrescentado Senador devido a outro município com o mesmo nome no Paraná. A praça dos Imigrantes retrata uma memória do início da colonização do local.
Um pouco da história
A praça remete ao povoamento da área começou por volta de 1906 e 1907, nas linhas República e Giruá. Sabe-se que as terras foram divididas em lotes rurais a partir de 1897, mas o processo de loteamento só foi concluído em 1917.
Os primeiros moradores chegaram à região nos anos de 1906 e 1907. Uma segunda leva de imigrantes, em menor número, estabeleceu-se nas localidades entre 1908 e 1911, vindo de “Estados Satélites” do Império Russo (como Ucrânia e Polônia), do antigo Império Prussiano e, principalmente, da Alemanha.
A maioria dessas pessoas deixou seus países de origem devido às revoluções na Rússia e aos eventos da Primeira Guerra Mundial. No Brasil, padres missionários indicaram Salgado Filho como uma alternativa para fixar residência, devido à semelhança climática e às condições do solo.
Além disso, as terras podiam ser adquiridas e pagas por meio de prestação de serviços para o governo, como construção de estradas e medições. Todos os imigrantes receberam uma pequena ajuda do governo, incluindo a distribuição de sementes.
A Praça, que fica localizada bem no centro da cidade, abriga eventos, desfile cívico, e também é o ponto de encontro da comunidade nos finais de semana e feriados.
Localização
Nome do local: Praça dos Imigrantes
Município: Senador Salgado Filho
Localização: No centro da cidade.
Galeria de Imagens