Fronteira Noroeste

Porto Mauá planeja fortalecimento da cadeia do mel

A cadeia produtiva do mel em Porto Mauá foi pauta de uma reunião realizada na quarta-feira (20/08), que fortaleceu a parceria voltada à atividade no município. O encontro reuniu o prefeito Carlos César Dinon, o secretário municipal de Agricultura, Joel Stochero, os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Germano T. Büttow e Leni Froelich, além da equipe da indústria de mel Maxbem, representada por Samuel Gonçalves, gerente-geral; Amanda Luiza Prante, coordenadora de fomento; e Márcio Konrad, consultor técnico.

O objetivo foi aproximar a equipe técnica da empresa das equipes da Secretaria de Agricultura e da Emater/RS-Ascar e discutir estratégias de fomento à produção apícola junto aos agricultores familiares de Porto Mauá. A chegada da Maxbem é vista como uma oportunidade estratégica para ampliar a produção local e abrir portas para novos mercados, inclusive internacionais.

De acordo com o prefeito, Carlos César Dinon, a união entre poder público, iniciativa privada e entidades de assistência técnica será essencial para gerar desenvolvimento econômico e social, criando novas oportunidades de renda para as famílias rurais. Já os representantes da empresa destacaram a qualidade e a rastreabilidade do mel produzido em Porto Mauá e região, características que atendem às exigências do mercado externo.

Com a instalação da Maxbem, Porto Mauá dá um passo importante para se consolidar como referência na produção e comercialização de mel, fortalecendo sua vocação agropecuária e abrindo novas perspectivas para a agricultura familiar.