Articulado por meio do Portal de Negócios do Sebrae com o objetivo fomentar oportunidades entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e grandes players da indústria, o Projeto Comprador está crescendo para a Mercopar deste ano. A iniciativa criada na primeira edição da feira, em 1992, e que desde 2022 acontece também no formato online no período pré-evento, terá um total de seis agendas este ano – duas a mais que em 2023.
Este ano, o Projeto Comprador Digital contempla os nichos da Indústria da Defesa, Alimentos & Bebidas, Energia, Máquinas e implementos agrícolas, além das inéditas Indústria Automotiva e Offshore/naval/petróleo. As três primeiras agendas, realizadas ao longo das últimas semanas, já conectaram 413 MPEs a 53 grandes players dos respectivos segmentos em 160 agendas de negócios.
“A Mercopar é realizada de forma ininterrupta desde 1992 e nos mais diferentes cenários tem cumprido o papel de conectar negócios e gerar oportunidades nas mais diversas cadeias produtivas da nossa economia. E mais do que nunca estará voltada para auxiliar na retomada e no fortalecimento dos negócios da nossa indústria gaúcha ”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn.
Os encontros presenciais da Mercopar também estarão fortalecidos, com agendas diárias envolvendo compradores do RS, do Brasil e do Exterior. No ano passado, no formato presencial, o Projeto Comprador proporcionou 4.308 agendas realizadas entre 197 compradores e 894 fornecedores nos quatro dias de feira. Somando os eventos digitais e presenciais de 2023, o Projeto Comprador uniu 268 grandes empresas compradoras a 1.165 MPEs em um total de 4.873 agendas.