Fronteira Noroeste

Polo de São Luiz Gonzaga inicia atividades com 40 vagas no Programa Partiu IF

O município de São Luiz Gonzaga passa a contar, a partir deste mês, com um novo polo de formação profissional gratuito voltado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) lançou os Editais nº 182 e 185/2025, que tratam da seleção de alunos para o Programa Partiu IF, e o polo local já abre suas portas oferecendo 40 vagas para jovens da região.

O objetivo do programa é promover a equidade educacional e preparar os estudantes para o ingresso no Ensino Médio, por meio de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), totalmente gratuito e presencial. As aulas começam em 30 de maio de 2025 e seguem até dezembro.

As atividades ocorrerão às quartas e sextas-feiras, no turno da tarde, e incluirão conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Práticas Suplementares, com aulas regulares e atendimentos individuais aos estudantes. Além da formação, os participantes que mantiverem mínimo de 75% de frequência terão direito a uma ajuda de custo de R$ 200 mensais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 17h do dia 12 de maio, exclusivamente pelo formulário online: https://bit.ly/partiuifslg. A seleção dos participantes será realizada por sorteio eletrônico no dia 15 de maio.

O edital também prevê reserva de vagas para ações afirmativas (cotas). Os documentos comprobatórios para esse público deverão ser enviados apenas após o sorteio, pelos candidatos contemplados nas cotas.

Cronograma do processo seletivo:

Inscrições: até 12 de maio, às 17h

Sorteio eletrônico: 15 de maio, a partir das 9h

Comprovação de cotas: 19 de maio

Matrículas: de 26 a 28 de maio

Início das aulas: 30 de maio

O edital completo está disponível no site do IFFar: https://www.iffarroupilha.edu.br/…/de18e77629b3e433cd15

Dúvidas podem ser encaminhadas para:

[email protected] ou via Instagram: @iffar_slg

Com o novo polo, São Luiz Gonzaga consolida-se como referência regional em educação pública de qualidade e ampliação de oportunidades para a juventude.