A Prefeitura de Santa Rosa, através da equipe técnica contratada da Fundatec, apresentou na noite desta quarta-feira (20), o Estudo de Tráfego e Plano de Mobilidade Urbana de Santa Rosa. O evento foi promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Noroeste do Rio Grande do Sul – SINDUSCOM e pela Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa – APEA/SR. Na oportunidade, os pesquisadores responsáveis pelo levantamento dos dados em campo, apresentaram os resultados desta primeira etapa, diagnósticos, pontos críticos e soluções possíveis para o trânsito do município.
Durante a palestra, a arquiteta e urbanista Ida Bianchi da Fundatec, explanou sobre os mais de 30 pontos que foram vistoriados em Santa Rosa, durante os horários de pico e demais horários. Foram visualizados no mapa da cidade, os locais mais críticos e que serão selecionados de intervenção. O Prefeito Anderson Mantei, ressaltou que as mudanças que serão realizadas serão pensadas sempre prezando pela segurança e o bem-estar da população, “Este é um importante estudo técnico. Estamos trabalhando diariamente para trazer uma expansão responsável para o nosso município. Santa Rosa está em pleno progresso e precisamos estar preparadas para receber e acompanhar toda esta evolução, com segurança no trânsito e através de um fluxo ágil e tranquilo”.
Entre as alternativas debatidas, estão a criação de binários de trânsito (que transformam vias de mão dupla, em vias de sentido único), rotatórias, complementações de trecho e de ligação. A partir de agora, o processo entra na quarta etapa de execução com a Concertação Técnica Social e ajustes do Plano de Mobilidade. Logo após, será realizada uma audiência pública para debater o tema.