Fronteira Noroeste

Palestras buscam sensibilizar crianças e adolescentes de Porto Mauá sobre a preservação da água

Como a preservação da água passa pelo esforço de diferentes gerações, a Escola Municipal Frei Caneca e a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, uniram esforços na última terça-feira (02/04) para abordar o tema e sua importância junto a crianças e adolescentes de Porto Mauá. Uma rodada de palestras foi promovida nas turmas da escola, contemplando 123 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

As palestras foram conduzidas pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar Vanessa Mastrazeck Gnoatto e pela extensionista Leni Froelich, com ênfase em cuidados cotidianos que podem ser adotados para a preservação do recurso natural que é essencial para a sobrevivência de todo o tipo de vida.

O tema se torna ainda mais relevante no município banhado pelo Rio Uruguai, fonte de renda, lazer e integração, e que ainda conta com outros afluentes e nascentes em propriedades.

Ao longo do ano, a Emater/RS-Ascar promove diversas ações com vistas a preservar e promover o acesso à água, entre elas a proteção de nascentes e olhos d’água junto a propriedades rurais.