Na segunda-feira, 08, foi iniciado pela Defesa Civil do Município e pela Secretaria de Planejamento e Projetos, em parceria com os Departamentos de Obras e de Serviços, com o Corpo de Bombeiros de Santa Rosa e Santo Ângelo, com a Defesa Civil do Estado e a Brigada Militar local, o planejamento para retirada de uma pedra de aproximadamente três toneladas no barranco ao lado da Travessa Caxambu (próximo ao início da Avenida Argentina) e a Vila Marinha em Porto Lucena.
A pedra deslocou-se do solo em função da queda de uma árvore no local, ocasionando a movimentação da pedra e colocando em risco algumas residências e a vida de pessoas que residem na Vila Marinha. Como medida preventiva a Defesa Civil solicitou aos moradores dos arredores para desocuparem suas casas. Após um planejamento minucioso feito pelos órgãos envolvidos, nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, 10, e sob o comando do Tenente Tiago do Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, foi realizado o corte da árvore e retirada da pedra.
Os serviços com o caminhão guindaste foram realizados pela empresa metalúrgica Nova Visão de Santa Rosa. O Prefeito Jair, de Porto Lucena, acompanhou os trabalhos e destacou a preocupação da Administração Municipal pelo zelo da segurança de sua população. O assunto repercutiu na comunidade local.