Diante da necessidade ainda latente de muitas propriedades rurais severamente atingidas pelas enchentes de maio, novas cargas de feno foram encaminhadas ao Vale do Taquari nos dias 17 e 22 de outubro. As doações, oferecidas por produtores rurais do Noroeste gaúcho, partiram do Parque de Exposições de Santa Rosa e seguiram até o município de Arroio do Meio, onde um centro de distribuição foi organizado para que o feno fosse enviado às famílias que necessitavam do apoio para a alimentação do rebanho.
No total, desde as enchentes, produtores rurais da região de Santa Rosa já doaram ao Vale do Taquari mais de 50 toneladas de feno, além de outros alimentos, como sacas de milho grão e farelo de arroz. A sensibilização ocorreu a partir de campanha promovida pela Emater/RS-Ascar. Para o transporte dos donativos dos municípios até o Parque de Exposições de Santa Rosa, contou-se com o apoio das Prefeituras. A Fenasoja prestou apoio na mobilização, bem como a Prefeitura de Santa Rosa, através da cedência de espaço. A corrente do bem também contou com o engajamento de empresas como a Ketten Bebidas, que forneceu a empilhadeira para o carregamento dos donativos.
As últimas cargas foram encaminhadas graças ao empenho de voluntários de ambas as regiões, bem como o apoio da Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo – Fundação Sicredi.
O feno de tifton é um interessante aliado na nutrição animal, sendo rico em fibras e proteína, além de possuir alta palatabilidade e digestibilidade, podendo ser oferecido ao rebanho bovino e ovino e em alguns casos até para suínos e aves.
Foto: José Schafer