O prefeito Jones Cunha, juntamente com prefeitos sulistas e mato-grossenses-do-sul encontra-se em Brasília, na terceira rodada dos Seminários Novos Gestores, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Abertura do evento foi feita pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, que chamou a atenção para a dependência, ainda ancestral, do governo e mostrou ser melhor atuar em prol de mudanças estruturais e avanços definitivos.
Ziulkoski falou de um dos principais problemas estruturantes dos Entes municipais e aconselhou os eleitos a cuidarem com a escolha de sua equipe de secretários, inclusive de saúde e de educação, que participaram de conselhos nacionais de categorias.
“São 5.569 Municípios, 723 consórcios no Brasil, 200 entidades microrregionais. No Sul, é onde há mais consórcios”, comentou o presidente da entidade ao apresentar a estrutura do movimento municipalista. Além das entidades regionais, os Entes municipais estão congregados nas entidades estaduais e na Confederação, instrumentos que organizam e fortalecem o movimento.
Ziulkoski falou ainda de sua alegria em poder receber os novos prefeitos de sua região na sede construída para a casa dos Entes municipais na capital federal. A sede da CNM é uma das grandes conquistas, junto aos mais de R$ 1,8 trilhões de melhoria financeira.
Representando a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a prefeita de Balneário Pinhal (RS), Márcia Tedesco, alertou para a pouca representatividade das mulheres na política, apenas 39 dos 497 prefeitos do RS, e para ela é importante a paridade na governança dos Municípios. “Só com união, nós vamos galgar avanços e benefícios aos nossos Municípios”, afirmou. Ela também comentou sobre o legado de conquistas do presidente da CNM, que beneficiam financeira e logisticamente a missão dos prefeitos.