
Cultura que se destaca pela versatilidade e potencial de adaptação ao clima da região, a moringa foi tema de encontro técnico realizado no dia 21/02, em Santa Rosa. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), contou com o apoio da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Prefeitura e Unijuí, que sediou a troca de experiências.
A presença de especialistas renomados no tema atraiu a presença de agricultores e técnicos de diferentes pontos da região de Santa Rosa. Planta de rápido desenvolvimento e resistente a altas temperaturas, a moringa pode ter suas diferentes partes aproveitadas (folhas, vagens, sementes, raízes e folhas) seja na indústria farmacêutica, cosmética, alimentação humana, ração animal e tratamento de águas.
Entre as possibilidades de uso que chamam a atenção estão a alta produção de massa verde para silagem animal e uso da planta em rações, informações destacadas durante o Encontro Técnico.
Entre as lideranças presentes estiveram a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi, e o secretário municipal da Agricultura de Santa Rosa, Gerson Kerkoff, que salientaram a importância da diversificação de culturas e da busca constante por conhecimento para qualificar as atividades no meio rural.
No painel conduzido por Arthur Begliomini e Rhayana Aline, referências nacionais e internacionais na cultura da moringa, diretores da Agromoringa e criadores do Canal Mestre da Moringa, vindos do Piauí, e por Luís Ricardi, pesquisador agrícola e diretor da Silare, do município gaúcho de Estrela, foram apresentadas experiências e conhecimento científico em relação ao cultivo da moringa e seu aproveitamento na alimentação animal e humana.
O público, de mais de 70 pessoas, também teve a oportunidade de interagir com o produtor Homero Pinto, que possui vasta experiência no cultivo da moringa e tem multiplicado mudas, sementes e conhecimento na região de Santa Rosa.
Na agropecuária, a moringa tem sido aproveitada na alimentação e na sanidade de bovinos, equinos, caprinos, aves e suínos, sendo que nas análises bromatológicas tem apresentado de 18 a 28% de proteína. Segundo a Agromoringa, que possui e acompanha lavouras em diferentes pontos do país, a produtividade tem variado de 50 a 300 toneladas por ha/ano. Além disso, a moringa é aliada no combate à desertificação e na produção de alimentos, na recuperação e fertilização de solos, na produção de biodiesel e no fornecimento de florada em áreas de produção de mel.