Fronteira Noroeste

MHM recebe exposição itinerante do Memorial da Evolução Agrícola

O Museu Histórico das Missões (MHM) recebe a exposição itinerante do Memorial da Evolução Agrícola (MEA), considerado o maior espaço dedicado à agricultura na América Latina, localizado em Horizontina. A iniciativa integra a edição 2025-2026 do MEA Itinerante, que leva uma amostra de sua proposta inovadora para 18 municípios do Noroeste gaúcho.

A abertura em Santo Ângelo ocorreu na última quarta-feira (19) e contou com a apresentação “Teatro MEA”, do Grupo Contra Regras, de Santa Maria. No enredo, dois personagens viajam pelas memórias da agricultura para revisitar épocas, descobertas e mudanças que marcaram a evolução do setor.

Com 64 mil metros quadrados, o MEA é um complexo voltado ao aprendizado, à convivência e à valorização da agricultura brasileira, integrando ciência, tecnologia, arte e cultura, resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Instituto John Deere.

A exposição itinerante, que apresenta de forma interativa as transformações do campo ao longo do tempo e promove o diálogo entre saberes tradicionais e inovação, segue aberta para visitação no MHM até 26 de janeiro de 2026, com acesso gratuito.

Fotos: Miguel Santos e Paloma Marques/PMSA.