De 7 a 11 de novembro, o Memorial da Evolução Agrícola (MEA), em parceria com escolas municipais de Horizontina, promove uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A iniciativa faz parte do programa “Prosas com a Escola” e contará com a participação de artistas convidados Geovanni Lima e Vivian Cunha, de Vitória/ES, que realizarão diversas ações com estudantes, educadores e a comunidade local.
A programação começa no dia 7 de novembro com a performance “Protocolo de Acolhimento”, conduzida por Geovanni Lima, na Cozinha Experimental MEA, envolvendo turmas do 9º ano da E.M.E.F. Monteiro Lobato. A atividade propõe uma experiência imersiva de compartilhar alimentos como um gesto de amor.
Nos dias 7, 8 e 11 de novembro, a artista e educadora Vivian Cunha conduzirá o bate-papo “Danças negras em diáspora: arte, identidade e movimentos”, que acontecerá em diferentes escolas, explorando dança, movimento corporal e educação, e destacando a importância da formação antirracista e da valorização da cultura afro-brasileira.
No dia 8 de novembro, Geovanni Lima apresentará a palestra “Urgências contemporâneas: arte, educação e questões étnico-raciais” no Ateliê Educativo MEA, abordando conceitos de Abdias do Nascimento, como “Negritude”, “Afroperspectivismo” e “Quilombismo”. O evento é aberto ao público, com inscrições até 7 de novembro.
A programação encerra no dia 9 de novembro com a oficina “Danças negras em diáspora”, ministrada por Vivian Cunha no MEA, destinada a maiores de 14 anos interessados em dança e cultura afrodescendente. As vagas são limitadas e as inscrições também vão até 7 de novembro.
Essa série de eventos integra o Plano de Ação Municipal de Educação para a Equidade Racial, implementado neste ano em Horizontina, e visa promover a igualdade racial e a valorização da diversidade no ambiente escolar.
Para detalhes da programação, locais e horários, acesse o site ou os links disponíveis para inscrição.