A Emater/RS-Ascar encerra 2023 com mais de 3 mil atendimentos (com repetição) realizados de forma planejada, gratuita e continuada a 466 pessoas de Porto Mauá ao longo do ano. Os números fazem parte do Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) entregue à administração municipal na quarta-feira (20/12) pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar no município, Germano Buttow e Leni dos Santos Froelich.
São diversos os benefícios que chegam às famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e também executora de políticas públicas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de outros órgãos dos Governos do Estado, Federal e municipal. Em Porto Mauá, a parceria com a Prefeitura é fundamental para a viabilidade das atividades.
No documento, entregue ao então prefeito em exercício, Jorge Luiz Taffarel, e à presidente da Câmara de Vereadores, Iliane Pisoni, estão informações sobre as atividades realizadas com agricultores e pecuaristas familiares, proprietários de agroindústrias familiares, pescadores artesanais, agricultores urbanos e periurbanos, assim como médios produtores, abrangendo todos os integrantes da família, sendo mulheres e homens, crianças, jovens, adultos e idosos.
Resultados do trabalho da Emater/RS-Ascar em Porto Mauá
Foram assistidas pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar neste ano, 466 integrantes de 295 famílias, residentes em 12 localidades de Porto Mauá. Entre as principais atividades executadas estiveram o acesso a políticas públicas e direitos socioassistenciais (emissão/renovação de 44 Caf/Pronaf e atendimento de 357 agricultores em políticas públicas específicas); bovinocultura de leite (54 produtores de leite em diversas atividades e práticas); organização rural (86 pessoas); segurança e soberania alimentar (fomento a 228 famílias visando a produção de alimentos para autoconsumo); e práticas conservacionistas do solo, com execução do Programa Municipal de Solos e Água, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Para 2024 o objetivo é manter o incentivo aos produtores, seguindo os princípios da agricultura conservacionista através do uso de plantas de coberturas de solo, sejam individuais ou em mix.
Em relação ao trabalho na área de segurança e soberania alimentar, com ênfase na produção de autoconsumo, importantes resultados foram obtidos em relação à promoção da saúde, redução de custos, economicidade e diversidade alimentar das famílias.
A partir de levantamento feito com o público assistido, os extensionistas observaram que em Porto Mauá o valor médio estimado de alimentos para autoconsumo corresponde a R$ 1.320,00 mensais por família, se comparado com o que necessitariam desembolsar caso fossem comprar os alimentos produzidos em mercados convencionais. “Se formos levar em conta estes dados, cada família produziu em média R$ 15.840 em alimentos para seu consumo em 2023. Sendo assim, as 295 famílias economizaram durante o ano o montante de mais de 4,6 milhões de reais”, destaca a extensionista Leni.
O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Germano Buttow, salienta que algumas atividades se destacaram durante o ano em função de seus impactos na comunidade, a exemplo da execução do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais – Etapa Estiagem, resultante de Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério do Desenvolvimento Social, SDR e Emater/RS-Ascar. Com isso, estão sendo assistidas para a execução de projetos produtivos que melhorem a segurança alimentar e nutricional, a renda e a autoestima de 12 famílias de pescadores artesanais e agricultores familiares de baixa renda, cadastrados na lista do CadÚnico.
Outros destaques foram a execução do Programa Municipal de Recuperação de Nascentes “Fontes Vivas e Protegidas”, visando a proteção de nascentes em propriedades rurais; realização de jantar em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com participação expressiva de toda a comunidade portomauense, totalizando aproximadamente 230 pessoas; e apoio ao repovoamento de peixes nos afluentes do Rio Uruguai, em ação executada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal e Colônia de Pescadores Z18.
Também foram promovidas dezenas de projetos de crédito, de custeio e investimento, permitindo a viabilização de melhorias nas propriedades rurais.
A execução do trabalho de Aters em Porto Mauá conta com a parceria de diversas entidades, entre elas a Prefeitura e suas Secretarias, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Inspetoria de Defesa Agropecuária, Cotrirosa, Sicredi, agentes financeiros, associações, clubes de mães, clube da Terceira Idade, escolas municipais e estadual.
Além do relatório de atividades realizadas em 2023, a equipe da Emater/RS-Ascar também apresentou o Plano Operativo Municipal, com as ações planejadas para 2024, que devem contemplar centenas de famílias.