A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santo Ângelo sediou na manhã desta quinta-feira, 11, a entrega dos kits do programa estadual Mãe Gaúcha. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e contempla gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único e que recebam o benefício do Bolsa Família. Em Santo Ângelo, 204 gestantes foram contempladas.
O prefeito Jacques Barbosa afirmou que o programa promove benefícios importantes, como o bem-estar, o acolhimento e proporciona tranquilidade para as mães e conforto aos bebês. “Tão logo o programa foi lançado, Santo Ângelo fez o cadastramento, compreendendo o alcance social da iniciativa”.
A atenção à primeira infância foi enfatizada pelo secretário estadual Beto Fantinel. “Se há um consenso na política de desenvolvimento social, é o de que não enfrentaremos as vulnerabilidades sociais se não cuidarmos da primeira infância. O programa Mãe Gaúcha é uma ação de acolhimento, cuidado, atenção e de construção de um futuro melhor para todos”.
O ato foi acompanhado pela primeira-dama e idealizadora da Central do Bem, Juliana Barbosa; secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Valdeci Braga; prefeito de Cerro Largo, Paulo Kipper; vice-prefeito de Três de Maio, Josias Correa e representantes dos 47 municípios contemplados.
Simbolicamente, as gestantes de Santo Ângelo, Kelli Eduarda Pereira e Mariele dos Santos da Cruz receberam os kits, que são compostos por peças essenciais para os primeiros meses do bebê, como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes