Em ação do Projeto Inspirando Mulheres, uma comitiva de São Miguel das Missões encontrou inspiração e espaços de construção de conhecimento em visita técnica realizada a duas propriedades rurais de Santa Rosa, na terça-feira (24/09). O grupo foi recepcionado no Sítio Agroecológico Santa Fé e no Sítio Jek, empreendimentos que têm se destacado como opções de turismo rural no noroeste gaúcho e pela diversidade na produção de alimentos.
No Sítio Santa Fé, as mulheres foram recebidas pela família de Rosane de Oliveira. No local, conheceram diferentes possibilidades de produção orgânica de alimentos para autoconsumo em hortas e pomares, bem como manutenção de horto de plantas medicinais. Também tiveram a oportunidade de participar da trilha na mata, em uma proposta de turismo pedagógico, e conhecer mais sobre o resgate das sementes crioulas das quais a família é guardiã.
Na visita ao Sítio Jek, receberam informações sobre as oportunidades de acesso a diferentes mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a partir da agroindústria de panificados mantida pela família, inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
O grupo também teve a oportunidade de saborear o café colonial com produtos da agricultura familiar local, preparado por Dolores Jek e sua família, que tem sido um atrativo para a recepção de diversos grupos, inseridos na proposta de turismo rural.
O Projeto Inspirando Mulheres é executado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à SDR, e conta com a parceria da Sicredi União RS/ES e Vieira Agrocereais, assim como com o apoio da Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.
A extensionista da Emater/RS-Ascar Fátima Primaz, que tem acompanhado as capacitações e encontros técnicos do grupo, explica que a proposta do Projeto é ultrapassar distâncias do meio rural e contribuir com o protagonismo das mulheres por meio de ações que orientam sobre independência econômica, prevenção da violência doméstica, promoção da equidade de gênero, liderança, gestão da propriedade rural e outros temas importantes para o crescimento e fortalecimento da mulher.