Os estudantes já podem se inscrever no Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir desta segunda-feira (27). O prazo de inscrição termina em 7 de junho. Os candidatos devem acessar a Página do Participante no site do Inep. O prazo para solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado também vai até 7 de junho.
As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos domingos de 3 e 10 de novembro. Os portões devem abrir às 12h e fechar às 13h, no horário de Brasília. O exame termina às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
Quem não solicitou a isenção deverá pagar uma taxa de R$ 85 até dia 12 de junho para confirmar a inscrição. Vale lembrar, contudo, que mesmo os candidatos isentos precisam se inscrever na prova.
Os participantes farão a redação do Enem no primeiro dia. Também serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Língua Estrangeira, com opção de Inglês ou Espanhol. O segundo dia do exame será composto pelas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
O MEC também prometeu aos moradores do Rio Grande do Sul um novo período de inscrição do Enem 2024, mas as datas ainda não foram divulgadas. A pasta flexibilizou o calendário escolar no estado.
Cronograma do ENEM
Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
Solicitação de nome social e atendimento especializado: 27 de maio a 7 de junho
Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
Divulgação do gabarito oficial: 20 de novembro
Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025