O curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo entregou à comunidade santo-angelense mais um trabalho de extensão, desta vez focado em uma importante função social e na necessidade da comunidade local.
Na sexta-feira, dia 30 de agosto, foi inaugurado um novo espaço de convivência na esquina das ruas XV de Novembro e Antônio Manoel, transformando o local em um ambiente acolhedor e confortável para seus usuários.
A ação foi desenvolvida por acadêmicos da turma 2024/2, através das disciplinas de Design e Comunicação Visual, Conforto Ambiental Acústico e Planejamento Urbano.
Como uma das primeiras etapas do projeto, os alunos entrevistaram moradores do entorno e um grande número de pessoas que utilizam e circulam pelo local, especialmente aqueles que frequentam o Hospital Regional das Missões e Clínicas Médicas.
Os estudantes identificaram que esse público, muitas vezes inconstante, necessitava de um ponto de referência para esperar por consultas, aguardar transporte e, principalmente, descansar.
Sob a coordenação dos professores arquitetos Giovanni Ourique Rotta e Maíra Oliveira Pires, os alunos desenvolveram uma intervenção efêmera, ou seja, uma atividade temporária de 90 dias, com o objetivo de promover mudanças significativas em um espaço urbano subutilizado.
A proposta, inspirada na acupuntura urbana de Jaime Lerner, visa revitalizar o espaço, adaptando-o para atender às necessidades da população de Santo Ângelo, considerando o fluxo diário de pedestres e veículos.
A pintura existente no local, que possui traços da cultura gaúcha e missioneira, foi executada pelo artista plástico Geovane Teixeira (Gigio), com a participação efetiva dos alunos de Arquitetura e Urbanismo. A cedência do espaço foi gentilmente concedida pelo Dr. José Hermes Ribas do Nascimento e a parede pelo Dr. Paulo Vanderlei Engleitner.
Para a concretização do projeto, professores e alunos contaram com o apoio de diversas empresas do ramo da construção civil da cidade de Santo Ângelo.
Segundo a coordenadora do curso, professora Thais Faccim de Brum, o objetivo dessa intervenção urbana é fazer com que as pessoas que utilizam esse espaço público sintam-se bem acolhidas. Ela destaca a importância de se investir em espaços públicos de qualidade e em políticas públicas urbanas que atendam às necessidades da comunidade.
A intervenção “Acupuntura Urbana” não só revitaliza um espaço subutilizado, mas também promove um ambiente mais humano e acolhedor, refletindo o compromisso da URI Santo Ângelo com a melhoria da qualidade de vida na cidade.
Fotos Crédito: CLÁUDIA VOLZ