Fronteira Noroeste

Hortigranjeiros 2025 tem Lançamento do Hortishow destaca importância do fomento à produção de olerícolas

O lançamento do Hortishow, atração permanente do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que dá visibilidade às potencialidades e tecnologias voltadas à olericultura e fruticultura, mobilizou lideranças, entidades parceiras e patrocinadores nesta segunda-feira (24/02), em Santa Rosa. A feira, que é promovida pela Prefeitura de Santa Rosa, Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa) e Emater/RS-Ascar, acontece de 6 a 10 de agosto de 2025.

Entre as lideranças que prestigiaram o ato estiveram o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, presidente do Encontro Estadual de Hortigranjeiros e presidente da Aprhorosa, Ester Seide, presidente do Sicredi União RS ES, Sidnei Strejevitch, o coordenador do Hortishow, Vânio Heimerdinger, e a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, além de secretários municipais, patrocinadores, cooperativas, instituições de ensino, associações, entre outros.

Na oportunidade, o contexto da produção de hortigranjeiros na região de Santa Rosa foi explanado pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Diogo Krann Danda, dando visibilidade aos desafios que ainda precisam ser superados neste setor. Nos 45 municípios da região administrativa (Fronteira Noroeste + Missões) são cultivados comercialmente 790 hectares de olerícolas e 706 hectares de frutícolas. Contudo, há um importante potencial ainda a ser explorado. “Em relação ao tomate, por exemplo, que possui consumo médio de 4,2 quilos por habitante ao ano, se levarmos em conta a população de Santa Rosa, que é de 76.963 habitantes, seria necessário produzir no município 323 toneladas para atender a essa demanda, entretanto, são produzidas apenas 25 toneladas no total, exemplificou Danda, colocando a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) à disposição para buscar soluções aos desafios.

Para a viabilização da produção e melhor aproveitamento das potencialidades que ainda podem ser exploradas no setor de hortigranjeiros e também em toda a produção agropecuária, o crédito rural é fundamental. Diante disso, o presidente do Sicredi União RS ES, Sidnei Strejevitsch, conduziu sua explanação confirmando o apoio da instituição como patrocinadora do Projeto Hortishow, que contempla uma vasta área demonstrativa, em localização central, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

O ato simbólico de início do plantio da área de 2.880 m² marca os preparativos do evento, que deve atrair mais de 150 mil pessoas em cinco dias.

O Hortishow, em sua comissão organizadora, conta com representantes das instituições Agropecuária do Galo, Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e Instituto Federal Farroupilha (Iffar). Tecnologias e manejo desde o cultivo à pós-colheita também serão abordados com a presença de expositores do setor olerícola e frutícola de diferentes pontos do país.