Fronteira Noroeste

Hortaliças implantadas pela Emater/RS-Ascar na Exporural são doadas ao Lar do Idoso

A horta implantada pela Emater/RS-Ascar para demonstração durante a Fenasoja, transferida em função dos impactos das enchentes no RS, se tornou espaço de solidariedade. O contexto de dificuldades de produção de alimentos atinge ainda mais o público em vulnerabilidade, portanto a Instituição, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), decidiu doar a produção ao Lar do Idoso, que atende a 73 pessoas em Santa Rosa.

O espaço destinado à soberania e segurança alimentar na área da Emater/RS-Ascar junto à Exporural, a seu modo, cumpriu sua missão. A horta doméstica, que demonstraria as oportunidades da produção de alimentos para autoconsumo, forneceu hortaliças frescas aos residentes do Lar do Idoso, que é mantido pela Associação das Damas de Caridade.

Alface, cenoura, salsa, rabanete, entre outros produtos, foram colhidos na tarde da segunda-feira (20/05) e entregue a dirigentes do Lar. A ação supre a carência de alguns dos alimentos, que são adquiridos com certa dificuldade nos mercados locais, além de oportunizar uma dieta mais saudável aos internos.

No segundo semestre deste ano a horta será novamente cultivada para demonstração durante a feira, que acontece de 29 de novembro a 8 de dezembro. A produção de alimentos para autoconsumo será um dos temas abordados na área da Emater/RS-Ascar, que também orientará sobre práticas conservacionistas do solo, plantas bioativas, secagem e armazenagem de grãos, bovinocultura de leite, segurança e soberania alimentar, forrageiras, meliponicultora, reservação de água e irrigação, agroindústria, defesa sanitária animal e defesa sanitária vegetal.