Fronteira Noroeste

História sobre a redução de “Todos os Santos do Caaró” integra Pauta do Seminário Internacional das Missões

Em mais uma das palestras do V Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões, o historiador e professor Sérgio Venturini e o irmão jesuíta Celso Schneider vão contar detalhes sobre a redução que hoje é um dos principais pontos turísticos das Missões.

Sérgio Venturini é professor, licenciado em História e pós-graduado em Metodologia do Ensino. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga e consultor de História do Projeto Rota Missões. Criador da Trilha dos Santos Mártires das Missões. Também foi professor e investigador visitante honorífico na Universidad Politécnica Y Artística, República del Paraguay, 2023. Atuou como dirigente de Edições da Mostra da Arte Missioneira em São Luiz Gonzaga, Posadas (Argentina) e San Ignacio Guazú (Paraguai) Publicou diversos livros, entre eles: “O índio nas Missões”, “El Indio Guarani” e “Encontro de 2 Sonhos”. No Seminário, serão lançados dois novos livros seus: “A Mulher Guarani, na selva, nas Missões, hoje” e “Caaró, história e fé nas Missões”.

Celso Schneider é padre da Ordem Jesuíta e guardião auxiliar do Santuário dos Santos Mártires do Caaró. Formado em administração e supervisão escolar pela Unisinos; pós graduado em Currículo e Prática Educativa pela PUC-Rio ; pós graduado em Gestão Escolar  pela FGV. Anteriormente foi diretor do Colégio Anchieta em Porto Alegre.