
Dentro das comemorações pelos 66 anos de emancipação político-administrativa de Guarani das Missões e dos 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul, a Administração Municipal promove uma programação diversificada que une cultura, história e ações sociais de grande relevância para a comunidade.
Entre os destaques, está o Dia de Formação alusivo à Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorrerá na próxima terça-feira, 14 de maio, no Salão Paroquial de Guarani das Missões, com início às 8h da manhã.
Programação do evento:
8h00 – Recepção dos participantes com coffee break e abertura oficial
Palestra com o assessor José Carlos Sturza de Moraes, cientista social e mestre em educação (Porto Alegre/RS)
11h30 – Intervalo para almoço
13h00 às 16h00 – Continuidade da formação com dinâmicas e debate
A iniciativa integra o calendário da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS, e tem como foco a capacitação dos servidores da Rede de Proteção, abordando estratégias para identificar, acolher e encaminhar casos de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes.
“Mais do que uma capacitação, esse encontro é um chamado à responsabilidade coletiva. Precisamos estar atentos, preparados e engajados na proteção dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, destaca a coordenação do evento.
Além de marcar as festividades do município, a ação busca sensibilizar e informar agentes públicos e a sociedade sobre o papel fundamental de cada cidadão na denúncia e combate a qualquer forma de violência contra menores.
A Administração Municipal convida a população, especialmente os profissionais da educação, saúde, segurança e assistência social, a participarem deste momento de reflexão e aprendizado. A programação segue ao longo do mês com outros eventos comemorativos, culturais e institucionais.

