O governador Eduardo Leite e o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, lançaram para todo o Brasil, nesta quinta-feira (26/9), a Campanha Nacional de Turismo durante o evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) Expo, em Brasília. A iniciativa inédita de fomento integra o Plano Rio Grande e investirá ao todo R$ 30 milhões na atração de turistas, apresentando o Estado gaúcho como um destino resiliente, seguro e preparado após as enchentes de maio.
No estande do Estado montado na feira, Leite e Santini exibiram o vídeo institucional da campanha, apresentando detalhes do projeto e convidando o público presente a vender o destino Rio Grande do Sul. A Abav Expo está sendo realizada até sábado (28/9) e reúne mais de 42 mil participantes – em grande parte agentes de viagens – e mais de 2 mil marcas expositoras.
“O que buscamos aqui no congresso da Abav é mostrar com clareza para todos os operadores que o Rio Grande do Sul está pronto para receber visitantes de todo o Brasil. Coloquem o Estado nos seus balcões, nos seus portfólios, na sua vitrine. Porque o Rio Grande do Sul será demandado a partir dessa grande campanha, o maior investimento na promoção turística que já fizemos. Vai ser uma enorme alegria retribuir o carinho dos brasileiros”, afirmou Leite.
Lançamento da Campanha Nacional de Turismo em Brasília
“O Brasil abraçou o Rio Grande, agora os gaúchos querem abraçar o Brasil inteiro”, disse Leite – Foto: Maurício Tonetto/Secom
A Campanha Nacional de Turismo contará com comerciais de TV, spots de rádio, anúncios em aeroportos e ações de mídia digital. Além disso, influenciadores de turismo serão envolvidos para promover o Estado em uma dinâmica especial, em que cada um será destinado a uma região gaúcha, promovendo suas experiências de forma colaborativa. Na primeira etapa, a divulgação ocorrerá em plano nacional e, posteriormente, se estenderá para mercados internacionais.
“Recentemente enfrentamos uma tragédia que tocou na alma, no coração dos brasileiros, que se mobilizaram para ajudar o Rio Grande do Sul no momento mais difícil na nossa história. O Brasil abraçou o Rio Grande, agora os gaúchos querem abraçar o Brasil inteiro. Com a nossa hospitalidade, com a nossa capacidade de receber bem, com todas as atrações turísticas que o Estado proporciona”, completou o governador.
Lançamento Campanha Nacional de Turismo em Brasília
Leite destacou que o Rio Grande do Sul está pronto para receber visitantes de todo o Brasil – Foto: Maurício Tonetto/Secom
“O lançamento nacional da Campanha de Turismo foi um sucesso. Todos os operadores de viagens, as companhias aéreas, os agentes e os guias de turismo que tem algum tipo de vinculação com o Rio Grande Sul estavam presentes para prestigiar a nossa retomada e para entender que nós estamos prontos para receber turistas de todo o Brasil”, comentou Santini.
O espaço de 100m² do Rio Grande do Sul conta com oito balcões e quatro mesas gourmets, apresentando oito regiões turísticas gaúchas. Além disso, possui um espaço “instagramável” que proporciona aos visitantes a experiência da pisa da uva e a degustação de produtos típicos gaúchos. Uma tela de LED exibe o vídeo da campanha e a dupla gaúcha Claus e Vanessa se apresenta no estande na quinta (26/9) e na sexta-feira (27/9).
Mais cedo, o governador também fez uma fala na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), do qual Santini assumiu como vice-presidente para a Região Sul. Leite reforçou o agradecimento a todos os estados pelo apoio ao Rio Grande do Sul durante o momento mais crítico das enchentes e reforçou o convite para a visitação ao território gaúcho, colocando o Estado à disposição para receber, inclusive, um próximo encontro do Fornatur.
Em seguida, palestrou na 1ª Jornada de Sustentabilidade Turismo 2030, onde tratou das medidas de reconstrução que estão sendo adotadas pelo Plano Rio Grande, em especial no que diz respeito ao fortalecimento da resiliência climática do Estado. Leite destacou, ainda, o setor do turismo relacionado às belezas naturais do Rio Grande do Sul como vetores de investimento para preservação e vetor de conscientização da população sobre o cuidado com o ambiente. Também elencou as potencialidades do Estado para a recepção de turistas de todas as áreas, desde os roteiros de aventura e contemplação da natureza, passando pelo turismo histórico e religioso, até o turismo cultural e de negócios. O vídeo institucional da Campanha Nacional de Turismo também foi exibido à plateia.
Rio Grande do Sul marca presença em eventos internacionais de turismo nesta semana
O governo participa, ainda, de outros dois grandes eventos internacionais marcados para esta semana. Em paralelo à Abav Expo, o Estado integra o Gramado Summit Punta del Este, marcado para 26 e 27 de setembro no Uruguai. No evento, será exibido o vídeo institucional do Rio Grande do Sul em espanhol. No sábado (28/9), começará a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) em Buenos Aires. O evento na capital argentina se estende até a terça-feira (1/10) e tem a expectativa de atrair mais de 87 mil profissionais do setor para capacitações e palestras.
Na FIT, o Rio Grande do Sul terá à disposição o espaço nobre da Embratur para divulgar o vídeo institucional do Estado e realizar a promoção de destinos. Na oportunidade, também será firmada uma parceria com a agência da press trip rodoviária de argentinos para o Estado. A Setur terá estande próprio integrando as regiões das Hortênsias, da Uva e Vinho, das Missões e de Porto Alegre.