O Governo Municipal continua investindo na modernização da gestão com foco no uso de tecnologias para otimizar o planejamento e a administração urbana e rural. A mais recente fase do Projeto GEO Santa Rosa iniciou no último domingo (24), com a execução do aerolevantamento. Esta etapa visa cobrir todo o perímetro urbano e rural da cidade com imagens aéreas e dados geoespaciais.
O projeto GEO Santa Rosa tem como principal objetivo a integração de dados provenientes de diversas fontes e a construção de um banco de dados que servirá para a gestão inteligente. A atual etapa envolve a realização de uma cobertura aerofotogramétrica, que vai produzir fotografias aéreas verticais coloridas com alta resolução. A área urbana será mapeada em uma escala de 1:5000, com precisão de 10 cm, enquanto a área rural será registrada em escala de 1:15.000, com resolução de 30 cm.
Além das imagens aéreas, o aerolevantamento inclui a geração de ortofotocartas digitais coloridas e a coleta de dados através de perfilamento a laser aerotransportado. Com isso, serão produzidos o Modelo Digital de Terreno (MDT), o Modelo Digital de Superfície (MDS), e curvas de nível a cada 50 cm, fornecendo informações detalhadas sobre o relevo e a estrutura do terreno. A execução dessa etapa está sendo realizada pela empresa Fototerra Atividades de Aerolevantamento LTDA, por meio de uma aeronave tripulada. O investimento para a realização desta fase é de R$ 640.199,67. O prefeito Anderson Mantei destaca que esse é um marco histórico para o município, “Pela primeira vez será realizada uma cobertura completa de todo o perímetro de Santa Rosa. Uma ação que vai contribuir significativamente para o desenvolvimento e planejamento inteligente da nossa cidade”.
Entre os principais benefícios do aerolevantamento estão a criação de um banco de dados que vai permitir uma gestão mais eficiente das informações territoriais, além da redução da burocracia para a emissão de licenças urbanísticas e o aprimoramento do monitoramento do crescimento e ordenamento do território. A previsão de conclusão do mapeamento aerofotogramétrico é de 15 dias, e a nova plataforma de gestão territorial, que incluirá armazenamento em nuvem e backup, começará a ser implementada em breve.