O Brasil, maior produtor mundial de soja, volta-se para Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, reconhecida oficialmente como o Berço Nacional da Soja. Nesta segunda-feira (02/12), durante a Feira Nacional da Soja (Fenasoja), autoridades, empresários e pessoas ligadas ao setor agropecuário celebraram os 100 anos da chegada da soja a Santa Rosa. Um bolo, feito com derivados de soja, adoçou o momento.
Estiveram presentes, o presidente da Fenasoja, Dário Jr. Germano, a extensionista da Emater/RS-Ascar e presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, Vanessa Gnoatto, o gerente regional e a adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski.
“Este evento, que celebra os 100 anos da soja no Brasil, é importante porque destaca a soja na alimentação humana. O grão pode ser usado no dia a dia, no preparo dos alimentos”, destacou Valmir Thume.
HISTÓRIA
A história da soja em Santa Rosa teria começado em 1924, quando o pastor estadunidense, Albert Lehenbauer, chegou em missão ao Brasil, indo morar em Santa Rosa. Ele trouxe consigo sementes de soja. No início, a quantidade de grãos era limitada, por isso Lehenbauer distribuiu as sementes entre agricultores da comunidade. Após plantarem, os agricultores compartilhavam entre si parte das sementes que colhiam. Em pouco tempo, os grãos haviam se multiplicado e chegado a outras cidades. Atualmente, a soja é considerada a principal commodity do país.
Em 2022, a lei nº 14.349/22 confere ao município o título de Berço Nacional da Soja e, em 2024, a cidade comemora os 100 anos da chegada da soja a Santa Rosa.
SOJA EM NÚMEROS (safra 2023/2024)
O Brasil é o maior produtor mundial de soja, seguido pelos Estados Unidos. Na safra 2023/2024, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cultura ocupou uma área de 45,98 milhões de hectares, o que totalizou uma produção de 147,35 milhões de toneladas. A produtividade média da soja brasileira foi de 3.205 kg/ha. O Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de soja (39,34 milhões de toneladas). Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul (20,19 milhões de toneladas).
A soja é o principal produto brasileiro de exportação. No ano passado, as exportações de soja em grão, farelo de soja e óleo de soja totalizaram 126,7 milhões de toneladas.
Na expectativa da Emater/RS-Ascar para a safra de soja 2024/2025 a produção estimada para o Rio Grande do Sul deverá ser superior a 21,65 milhões de toneladas. No Estado, a cultura ocupa área de 6,81 milhões de hectares.