Oportunidade de promover o acesso a informações que contribuem com saúde e o bem-estar de pessoas de diferentes idades, a 2ª edição da Feira Municipal da Saúde reuniu mais de 500 pessoas no Centro Farol da Esperança, em Boa Vista do Buricá. Inserida na programação alusiva ao Setembro Amarelo, a ação foi promovida pela Secretaria Municipal da Saúde. O evento, realizado nesta quarta-feira (25/09), também contou com a participação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Representantes da comunidade em geral e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino fundamental e 1º ano do Ensino Médio das escolas da rede pública municipal e estadual tiveram a oportunidade de acompanhar orientações sobre emoções e bem-estar, depressão infantil, alimentos e emoções, saúde digital, saúde bucal, autoagressão e tentativa de suicídio, uso de plantas bioativas (erva baleeira e escalda pés).
O evento possibilitou ainda a promoção do acesso à informação sobre os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde e a participação em atividades físicas com vistas à promoção do autocuidado.
Desde crianças até idosos acompanharam a Mostra de Plantas Bioativas organizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Num resgate da agrobiodiversidade local foram apresentadas orientações sobre a identificação e uso de plantas terapêuticas, condimentares e aromáticas encontradas em propriedades rurais do município como a erva baleeira, o campim santo, cidró, carqueja, marcela, camomila, guaco, boldo, hortelã, gengibre, alfazema, entre outros. Algumas das formas de aproveitamento apresentadas foram o uso em chás, pomadas, tinturas, alimentação, escalda-pés, aromatizantes e sabonetes.