O campus da Unijuí, em Ijuí, recebe, no fim de semana (28 e 29/09) a Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia). No sábado, a Fecolônia estará em funcionamento das 13h às 19h e no domingo, das 9h30 às 18h.
A Fecolônia oferece aos consumidores produtos coloniais: salame, queijos, geleias, sucos, rapaduras, mel, dentre outros, produzidos por agroindústrias familiares gaúchas.
As agroindústrias que participam da Fecolônia são cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e atendem exigências legais sanitárias e ambientais.
No Rio Grande do Sul, o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) tem cadastradas mais de 3.923 agroindústrias familiares. O Peaf é coordenado no Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado nos municípios gaúchos pela Emater /RS-Ascar, com o apoio de prefeituras.
Em Ijuí, a Fecolônia é promovida pela Emater/RS-Ascar, Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Prefeitura de Ijuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) e Unijuí.