
Programa municipal oferece proteção temporária a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; conheça os critérios e como participar
O município de Horizontina conta com um programa que tem mudado histórias e proporcionado novos começos: o Família Acolhedora. A iniciativa busca oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes afastados de suas famílias por situações de negligência, violência, abandono ou outras formas de violação de direitos.
Diferente do processo de adoção, o acolhimento é temporário e tem como objetivo garantir proteção e convivência familiar enquanto a família de origem passa por acompanhamento e reestruturação. As famílias acolhedoras são voluntárias, recebem capacitação, acompanhamento técnico especializado e têm como missão proporcionar um ambiente seguro, afetuoso e acolhedor.
Quem pode ser acolhido?
Podem ser acolhidas crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses que tiveram seus direitos violados ou vivem em risco social, e cujas famílias, temporariamente, não conseguem cumprir com seus deveres de cuidado.
Quem pode ser uma Família Acolhedora?
Para participar, é necessário:
Ter mais de 18 anos
Morar em Horizontina há pelo menos 2 anos
Ter pelo menos 16 anos a mais que o acolhido
Não estar inscrito no cadastro de adoção
Estar com situação judicial regular e sem dependência química
Ter o consentimento de todos os membros da família
Documentos necessários:
RG e CPF de todos os membros da família
Comprovante de residência
Certidão negativa de antecedentes criminais
Comprovante de atividade remunerada
A coordenadoria do programa reforça que acolher é um gesto de coragem e empatia. Como destaca a campanha institucional: “Não tenha medo de amar.” A decisão de abrir as portas para uma criança em situação de vulnerabilidade pode representar um divisor de águas em sua trajetória de vida.
Informações e inscrições:
📞 Telefones: (55) 9 9970-8761 | (55) 3537-3153 | (55) 3537-3211
📍 Endereço: Avenida dos Imigrantes, 222 – Centro de Convivência, Centro – Horizontina/RS
📧 E-mail: [email protected]
O Programa Família Acolhedora é uma política pública de proteção social que promove valores como solidariedade, responsabilidade e cidadania, contribuindo para o desenvolvimento integral de quem mais precisa.