Agricultoras dos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa participaram nesta quinta-feira (18/10) de evento técnico sobre produção, manejo e aproveitamento diversificado do milho, realizado no auditório Iglenho Burtet, em Santo Ângelo.
Maior produtora de milho do Estado, a região de Santa Rosa deve contar com a implantação de mais de 125 mil ha do cereal na safra 2024/25. As orientações técnicas em relação ao cultivo e manejo são importantes para a produção do milho e dos segmentos impactados pelo cereal, desde a alimentação humana até as cadeias da bovinocultura, suinocultura e avicultura, entre outros.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, com apoio da Prefeitura. A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczisnki, enfatizou a importância de aproveitar oportunidades para incorporar diferentes tipos de conhecimento e qualificar a ação do dia a dia na propriedade, que pode se reverter em melhores decisões, em geração de renda e qualidade de vida.
A palestra técnica sobre milho como alimento e sua produção sustentável foi conduzida pela extensionista da Emater/RS-Ascar de Tuparendi, engenheira agrônoma Débora Schallemberger de Souza. Ela destacou desde a produção e manejo integrado de pragas e doenças do milho até a importância da manutenção da qualidade após a colheita, com alternativas como a secagem e armazenagem de grãos na propriedade. Entre as orientações apresentadas também estiveram diferentes formas de controle da cigarrinha do milho, principal praga da cultura na atualidade.
Outro ponto de destaque da programação foi a apresentação de experiência de diversificação da propriedade, com o milho inserido no sistema de produção, apresentada pela produtora Líria Fonseca e pela chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, Márcia Dezen.
Ao final do evento os presentes receberam informações acerca do 12º Festival de Pratos Típicos de Milho, apresentadas pela assistente técnica regional Vanessa Gnoatto, que juntamente com a assistente técnica regional Lisete Primaz, coordena o trabalho na área social na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa. Serão realizadas fases municipais do Festival em 45 municípios, com o intuito de valorizar a identidade alimentar local, o resgate de receitas tradicionais e a divulgação do uso diversificado e saudável do milho na alimentação humana.