Fronteira Noroeste

Estudantes de Horizontina conhecem benefícios do uso de plantas bioativas

Com a consciência de que é através das crianças que se torna possível impactar o que irão colher diferentes gerações, a Emater/RS-Ascar conduziu na quinta-feira (13/06) uma oficina de uso de plantas bioativas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela União, de Horizontina. A atividade está inserida no projeto pedagógico Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), desenvolvido na escola e que neste ano tem como tema “Descobertas Empreendedoras no Jardim Sensorial”, onde se conhece mais sobre plantas aromáticas, condimentares e medicinais, através da teoria e de experiências.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Ivete Grasiela Rossi Hupfer apresentou as oportunidades do uso destas plantas a estudantes da pré-escola e do 1º ano do ensino fundamental. Atentos, acompanharam na prática o preparo de sal temperado e degustação de chás.

Em uma parceria com a AgroVeterinaria Noroeste, foram doadas mudas de plantas medicinais e temperos às crianças. A turma do 1º ano levou as mudas para cultivar em casa e os estudantes da pré-escola farão a prática de plantio em vasos, com o auxílio da professora, na escola.

Estão previstas também ações com o 2º ano, que participará de visita guiada a uma horta conduzida pela Emater/RS-Ascar; com o 3º ano será desenvolvida uma oficina de artesanato; e o 4º ano que terá a oportunidade de participar de oficina culinária.

A Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em Plantas Medicinais é uma ação tradicional, realizada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), há mais de seis décadas, com o intuito de promover a saúde e o bem-estar, resgatar o conhecimento popular e preservar a agrobiodiversidade.