
Entre os dias 27 de janeiro e 10 de fevereiro, a equipe do Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado (NArq-MMJOM) realizou o salvamento de uma importante estrutura arqueológica pertencente à Redução Jesuítico-Guarani de Santo Ângelo Custódio. A descoberta ocorreu em um terreno na rua Antônio Manoel, no Centro da cidade, onde está sendo construído um edifício residencial.
A estrutura, datada do século 18, era composta principalmente por um empilhamento de ladrilhos missioneiros, além de alguns fragmentos de cerâmica utilitária, como cacos de vasilhames usados em atividades domésticas. A equipe do NArq-MMJOM, liderada pelo arqueólogo Orestes Jayme Mega, com a colaboração do estagiário Felipe Mateus de Moura, está realizando a análise dos achados arqueológicos para a elaboração de um relatório, que será encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Os estudos arqueológicos realizados na área central do município ajudam a compreender a trajetória histórica de nossa cidade, o que é vital para o desenvolvimento urbano salutar e o fortalecimento do turismo”, afirmou Orestes.