A partir desta segunda-feira (18/3), a Secretaria da Cultura (Sedac) recebe inscrições de atividades que farão parte da programação do Dia do Patrimônio no Rio Grande do Sul. Realizada em parceria entre Estado, municípios e instituições culturais, a data é comemorada durante todo o mês de agosto, com destaque para a programação do terceiro final de semana, entre os dias 16 e 18. As propostas podem ser cadastradas por meio do formulário eletrônico, disponível no link até 1º de agosto.
Além de valorizar o patrimônio do Rio Grande do Sul, as ações inscritas devem estimular os vínculos de pertencimento dos cidadãos e cidadãs do Estado, sensibilizar e incentivar a troca de experiências culturais entre moradores locais e visitantes. Para auxiliar os proponentes na elaboração das ações, a Sedac editou uma cartilha com dicas e sugestões. O material digital está disponível no link.
Podem inscrever atividades gestores municipais de cultura, instituições e produtores culturais, entidades representativas e associativas ou pesquisadores. “O Dia Estadual do Patrimônio, desde sua primeira edição, em 2019, demonstrou sua eficácia em estabelecer a festividade como um marco nos calendários municipais. Em 2023, ocorreram ações de valorização de nosso patrimônio cultural em 118 municípios do Estado”, lembrou o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Carlos Renato Savoldi.